fbpx

Blog

Nosso Conteúdo

58-blog

Atividades exercidas no ramo alimentício, principalmente na preparação de alimentos como em panificadoras e cozinhas, sejam industriais ou de menor porte sempre exigem muito cuidado em função dos riscos de acidentes.

Quando falamos nos riscos que a cozinha oferece, podemos destacar alguns principais como:

Quedas em função do piso muitas vezes úmido ou molhado, respingos de condimentos quentes, sobretudo gordura ou óleo, cortes por manuseio de ferramentas cortantes como facas ou descascadores ou queimadura por manuseio de ferramentas quentes.

Vamos falar especialmente de alguns Equipamentos de Proteção utilizados em cozinhas ou podem ser utilizados por qualquer trabalhador exposto aos riscos citados acima.

Não somente os mangotes e luvas, mas também vestimentas são feitas de um material que se chama “aramida”, que consiste em uma fibra sintética muito forte, leve e resistente ao calor.

Mas porque o EPI’s para atividades em cozinhas industriais devem ser constituídos de um material com tamanha resistência? O motivo é que nas cozinhas se utilizam de alguns utensílios cortantes ou perfurantes, assim como exposição a superfícies aquecidas como panelas e fogões quentes e esse é o tecido ideal.

Listamos então, alguns riscos que habitualmente são encontrados em cozinhas industriais e algumas medidas de controle indicadas:
Queimaduras: Proteger o corpo sobretudo mãos, braços e olhos com EPI’s adequados

Cortes, Perfurações e Prensamentos: Utilização de facas em boas condições de uso, bem afiadas e adotar luvas compostas de malha de aço ou material anti-corte como Aramida

Explosões e Princípios de incêndio: Boas condições de conservação e funcionamento dos recipientes onde os alimentos são preparados sobretudo aqueles que operam com pressão. Ter extintores de incêndio com agentes específicos para cozinha em local visível e desobstruído.

Iluminação: Ficar atento ao nível de iluminação dos postos de trabalho, evitando assim fadiga por excesso de luz ou acidentes por ausência dela

Manuseio de produtos químicos para limpeza e higienização dos locais de trabalho e utensílios: Utilizar Luvas de proteção contra umidade e agentes químicos como neoprene, látex ou PVC.

Vale ressaltar que, não investir na proteção dos trabalhadores e na organização das instalações da sua empresa mesmo que ela seja apenas uma cozinha na sua casa, significa aumentar sua vulnerabilidade em relação a acidentes que, podem ter um impacto muito grande.

Deixe um COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortuguêsEspañol