fbpx

Blog

Nosso Conteúdo

Site

Para quem trabalha em um ambiente com riscos, é imprescindível o uso de Equipamentos de Proteção Individual, os EPI´s. Eles são responsáveis por assegurar a saúde e a segurança física dos trabalhadores durante o exercício da atividade. E para desenvolver este serviço, o funcionário precisa tomar alguns cuidados durante o uso e também na hora de guardar o material, pois, a conservação do mesmo depende também dos cuidados do dono.

Cada equipamento requer cuidados individuais, pois, são fabricados de formas diferentes e também para usos específicos. As indicações de uso e de conservação são informadas pelo fabricante e é importante se atentar aos detalhes. Hoje, vamos dar algumas dicas práticas de como conservar o seu EPI.

Atenção às instruções do fabricante

Em primeiro lugar, é preciso saber quais as recomendações do fabricante com relação aos EPI´s, sejam na hora do uso, lavagem, conservação ou armazenamento. Com as instruções, fica fácil realizar a correta conservação do equipamento, fazendo com que ele dure o tempo certo.

Respeite as limitações do Certificado de Aprovação

Todos os equipamentos de proteção individual devem ter o Certificado de Aprovação (CA), que garante que o produto tenha sido fabricado conforme as normas e assegura a segurança do trabalhador. Caso contrário, mesmo com o uso pode ocorrer acidentes.

EPI´s devem ser utilizados somente durante o trabalho

Tais equipamentos só devem ser utilizados durante a função exercida, sendo obrigatório o seu uso. Ao final do trabalho, deve ser retirado e guardado corretamente em local apropriado.

Processo de higienização correto para cada EPI

A durabilidade do equipamento está diretamente ligada à boa conservação e o processo de higienização. Porém, cada um deles possui recomendações próprias. Então, fique atento às recomendações do fabricante para que não haja danos. Algumas dicas podem ser utilizadas para todos, como por exemplo: lavar com sabão neutro, secar à sombra e não guardar o equipamento úmido.

Armazenamento adequado

O armazenamento correto dos EPI´s contribuem com a vida útil dos mesmos. Alguns não podem ficar perto do calor ou da umidade, pois, podem ser danificados. Também se atente para não os misturar com roupas, pois, podem contaminá-las.

Treinamentos em equipe

Para quem quer evitar acidentes, antes de tudo, precisa preparar sua equipe para realizar o trabalho. Portanto, realize treinamentos periódicos. Não é possível assegurar o funcionário se ele não tiver conhecimento daquilo que está realizando.

Prazo de validade

Um EPI só garante a devida proteção, caso esteja em seu prazo de validade. Isso porque a partir da data limite, não estará apto a oferecer a proteção adequada, colocando sua vida em risco. Então, fique atento!

Estado de conservação dos EPI´s

O estado de conservação também faz toda a diferença para assegurar a proteção do trabalhador. Às vezes, ele vai se deteriorar antes do prazo de validade. Então, faça a substituição do equipamento por um novo.

É obrigação da empresa fornecer os equipamentos adequados para cada trabalho e é dever do funcionário cuidar de seu material. Então, fique atento para evitar acidentes.

Deixe um COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortuguêsEspañol